domingo, 19 de janeiro de 2020

Lago de Itaipu: o maior lago artificial do Brasil





O lago de Itaipu é um lago localizado na fronteira entre Brasil e Paraguai, foi formado em 1982, com o fechamento das comportas do canal de desvio da Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional, com isso represando o fluxo do Rio Paraná. 

Tem uma área de aproximadamente 1 350 km², sendo 770 km2 no lado brasileiro e 580 km2 do lado paraguaio. Nele tem, ainda, 66 pequenas ilhas, das quais 44 estão no lado brasileiro e 22 ficam na margem paraguaia.

Diversas análises realizadas pela equipe da Itaipu, desde o ano de 1986, conseguiram definir a biodiversidade da região. 

De acordo com os estes estudos, na área que compreende a faixa de proteção do reservatório, suas reservas e seus refúgios localizados na margem brasileira, existem 305 espécies de aves, 44 espécies de mamíferos e 37 espécies de répteis. 

Já na margem paraguaia, a mata nativa não foi tão impactada, sendo já observadas 409 espécies de aves e 62 espécies de mamíferos.

Cidades banhadas pelo Lago de Itaipu

No Brasil existem 16 municípios banhados pelas águas do Lago, são 15 no Paraná: Diamante d'Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon,  Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa, já o Estado do Mato Grosso do Sul tem somente a cidade de Mundo Novo.

Turismo sustentável

Para estimular o desenvolvimento das cidades e do turismo sustentável, os dezesseis municípios banhados pelo Lago de Itaipu fundaram, em parceria com a Itaipu Binacional.

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, o qual é constituído por representantes das Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores e Associações Comerciais dos municípios lindeiros, o Conselho promove o desenvolvimento socioeconômico urbano e rural da região.

Entre as diversas parcerias desenvolvidas, está o programa "Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu". Resultado da união do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e o Sebrae/PR.

O programa é gerido pelo Instituto de Turismo e Eventos Caminhos ao Lago de Itaipu. É, dele, a responsabilidade por comercializar e auxiliar o Conselho e o SEBRAE no fomento do turismo regional.

Com o programa, os municípios possibilitam ao visitante conhecer áreas naturais, espaços e manifestações culturais, além de opções de turismo rural, ecológico, gastronômico e religioso.

Os roteiros incluem pontos turísticos variados que colocam o turista em contato com as culturas italiana, germânica e indígena, com belíssimas apresentações de canto, dança e fabricação de artesanatos.

Além de pratos à base de peixe como pintado na telha, cucas, bolachas e geleias artesanais. Quem visita a região também pode participar de atividades naturais, como caminhadas e observação de fauna e flora, além de atrativos relacionados à água, como passeios de barco e pesca esportiva no Lago de Itaipu.

Todos os anos a maioria das cidades lindeiras promovem torneios de pesca, seja da Corvina ou do Tucunaré, atraindo pescadores e turistas do Brasil e do exterior.


Este artigo foi criado por: https://blogdolago.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário